Available courses

Pré-Cálculo: Uma introdução às funções polinomiais

Descrição do curso

O curso visa dar ao estudante uma compreensão de polinômios e funções polinomiais, de modo a prepará-lo para o estudo do Cálculo Diferencial e Integral em uma dimensão.

Carga-Horária

30h.

Idioma

Português.

Nível de dificuldade

Intermediário.

Público-alvo

Estudantes concluintes do ensino médio e ingressantes em cursos superiores das áreas de Ciências Naturais e Ciências Exatas.

Requisitos técnicos

Necessário computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso

Ter concluído o Ensino Médio.

Metodologia

  • Os conteúdos são apresentados em forma de livro virtual, com vídeos explicativos dos exemplos.
    Há questionários avaliativos ao final de cada tema para orientar a aprendizagem.
    Este curso não possui tutoria
    .

Processo de Avaliação

  • A avaliação da aprendizagem é constituída de atividades avaliativas no formato de questionário.
    Um questionário é apresentado ao final de cada unidade.
    Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso em cada unidade avaliativa.

Duração

90 dias.

Conteúdos

  • Funções: conceito, gráfico, tipos especiais de funções e propriedades.
    Funções polinomiais do 1º e do 2º graus: definição, gráfico, raízes da função, estudo dos coeficientes e propriedades.
    Polinômios e expressões algébricas: regras operatórias, produtos notáveis, fatoração, raízes.


Conceitos Básicos de Eletricidade

Resumo do curso

Descrição do curso

O curso visa apresentar o conhecimento necessário para que o estudante reconheça os princípios básicos da eletricidade.

Carga-Horária

25h/a.

Idioma

Português.

Nível de dificuldade

Básico.

Público-alvo

Professores, servidores, estudantes do IFB e pessoas da comunidade em geral interessados no curso.

Requisitos técnicos

Necessário computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso

Ter concluído o Ensino Fundamental.

Metodologia

  • Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão disponíveis em forma de vídeos, materiais textuais e links para internet.
  • Há questionários avaliativos de correção automática.
  • Este curso não possui tutoria.

Processo de Avaliação

  • A avaliação da aprendizagem é constituída de atividades avaliativas no formato de questionário.
  • Um questionário é apresentado ao final o curso e totaliza 100 pontos.
  • Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso.

Duração

90 dias.

Conteúdos

  • Unidade 1 - Introdução e conceitos básicos
  • Unidade 2 - Definição de corrente, tensão, resistência elétricas. 1ª e 2ª leis de Ohm
  • Unidade 3 - Conceitos de energia e potência elétrica

Avaliação para as aprendizagens nos espaços formais de ensino

RESUMO DO CURSO


Descrição do Curso

Compreender a finalidade da avaliação nos espaços formais de ensino e analisar os pressupostos epistemológicos da avaliação para as aprendizagens e o seu uso no que se refere ao acompanhamento contínuo das aprendizagens dos estudantes.

Carga-Horária

30h/a.

Idioma

Português.

Nível de dificuldade

Básico.

Público-alvo

Professores da Educação Básica e da Educação Superior e demais profissionais da educação escolar, estudantes de cursos de licenciatura, comunidade em geral interessados no curso.

Requisitos técnicos

Necessário computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso

Ter concluído o Ensino Fundamental e preferencialmente estar cursando ou já ter cursado Licenciatura em qualquer área.

Metodologia

  • Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão disponíveis em forma de podcast, materiais textuais e links para internet.

  • Há questionários avaliativos de correção automática.

  • Este curso não possui tutoria.

Processo de Avaliação

  • A avaliação da aprendizagem é constituída de atividades avaliativas no formato de questionário.

  • Um questionário é apresentado ao final de cada unidade, que juntos totalizam 100 pontos.

  • Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso.

Duração

90 dias.

Conteúdos

  • Histórico em torno do ato de avaliar.

  • Avaliação, o que é?

  • Níveis e abrangência da avaliação.

  • Avaliação somativa.

  • Avaliação diagnóstica.

  • Avaliação formativa.

  • Feedback e avaliação.

  • Instrumentos e critérios avaliativos.

  • Estratégias de avaliação da aprendizagem.

  • Avaliação e trabalho pedagógico.

  • Avaliação e Projeto Político Pedagógico.

  • Avaliação e Conselho de Classe na Escola.

  • Avaliação e Coordenação pedagógica.


Desenho Universal para a Aprendizagem para Professores

Resumo do curso

Descrição do curso

Compreender, de modo introdutório, a teoria e a prática do Desenho Universal para a Aprendizagem, de modo a promover a inclusão na sala de aula.

Carga-Horária

20h/a.

Idioma

Português.

Nível de dificuldade

Básico.

Público-alvo

Professores, servidores, estudantes do IFB e pessoas da comunidade em geral interessados no curso.

Requisitos técnicos

Necessário computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso

Ter concluído o Ensino Fundamental e preferencialmente estar cursando ou já ter cursado Licenciatura em qualquer área.

Metodologia

  • Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão disponíveis em forma de vídeos, materiais textuais e links para internet.
  • Há questionários avaliativos de correção automática.
  • Este curso não possui tutoria.

Processo de Avaliação

  • A avaliação da aprendizagem é constituída de atividades avaliativas no formato de questionário.
  • Um questionário é apresentado ao final de cada unidade, que juntos totalizam 100 pontos..
  • Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso.

Duração

90 dias.

Conteúdos

  • Educação Inclusiva e Desenho Universal para a Aprendizagem
  • Princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem
  • Acessibilização e planejamento
  • Aprendizes avançados e possibilidades práticas
  • Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Tecnologia Assistiva

Ensino Médio Integrado: história e conceitos

RESUMO DO CURSO


Descrição do curso

Compreender, de modo introdutório, as especificidades do Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e Tecnológica, no que se refere à sua história e bases conceituais, a fim de promover um trabalho pedagógico alinhado e comprometido socialmente com essa modalidade de ensino.

Carga-Horária

20h.

Idioma

Português.

Nível de dificuldade

Básico.

Público-alvo

Professores, demais profissionais de educação, estudantes e pessoas da comunidade em geral interessados no curso.

Requisitos técnicos

Necessário computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso

Ter concluído o Ensino Fundamental e, preferencialmente, estar vinculado à educação profissional e tecnológica, seja como servidor ou estudante.

Metodologia

  • Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão disponíveis em forma de vídeos, materiais textuais e links para internet.

  • Há questionários avaliativos de correção automática.

  • Este curso não possui tutoria.

Processo de Avaliação

  • A avaliação da aprendizagem é constituída de atividades avaliativas que envolvem pensamento crítico e a autonomia do cursista, de forma lúdica e interativa.

  • Uma atividade avaliativa é apresentada ao final de cada unidade, que juntas totalizam 100 pontos.

  • Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso.

Duração

90 dias.

Conteúdos

  • História da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.

  • Bases conceituais do Ensino Médio Integrado.

  • Organização curricular  integrada e os sentidos de integração no EMI.

Projetos Integradores no EMI e as Metodologias Ativas

RESUMO DO CURSO

Descrição do curso

Compreender os projetos integradores como uma metodologia ativa de ensino e aprendizagem, a partir de um breve histórico, suas características fundamentais, etapas e estratégias pedagógicas para implementação de projetos integradores na educação.

Carga-Horária

30h/a.

Idioma

Português.

Nível de dificuldade

Básico.

Público-alvo

Professores, demais profissionais de educação, estudantes e pessoas da comunidade em geral interessados no curso.

Requisitos técnicos

Necessário computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso

Ter concluído o Ensino Fundamental e, preferencialmente, estar vinculado à educação profissional e tecnológica, seja como servidor ou estudante.

 Metodologia

  • Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão disponíveis em forma de vídeos, materiais textuais e links para internet.

  • Há questionários avaliativos de correção automática.

  • Este curso não possui tutoria.

Processo de Avaliação

  • A avaliação da aprendizagem é constituída de atividades avaliativas que envolvem pensamento crítico e a autonomia do cursista, de forma lúdica e interativa.

  • Uma atividade avaliativa é apresentada ao final de cada unidade, que juntas totalizam 100 pontos.

  • Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso.

Duração

90 dias.

Conteúdos

  • Teorias e métodos pedagógicos: Metodologias ativas; Metodologia de Projetos: histórico, concepção, características e finalidades.

  • Projetos Integradores no Ensino Médio Integrado: definição, etapas e avaliação de projetos integradores; Possibilidades e desafios no trabalho com projetos integradores.

  • Atividades e metodologias ativas adequadas à cada etapa do Projeto Integrador: Diagnóstico, Tema-problema, Planejamento, Desenvolvimento, Culminância e Avaliação.

 



Relacionamento Interpessoal e Ética - TESTTE CERTIFICADO SPARKGROUP copiar 1

Resumo do curso

Descrição do curso

Abordagens sobre relacionamentos intra e interpessoais, teorias, estratégias e aspectos éticos.

Carga-Horária

20h/a.

Idioma

Português.

Nível de dificuldade

Básico.

Público-alvo

Professores, servidores, estudantes do IFB e pessoas da comunidade em geral interessados no curso.

Requisitos técnicos

Necessário computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso

Ter concluído o Ensino Fundamental.

Metodologia

  • Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão disponíveis em forma de vídeos, materiais textuais e links para internet.
  • Há questionários avaliativos de correção automática.
  • Este curso não possui tutoria.

Processo de Avaliação

  • A avaliação da aprendizagem é constituída de quatro atividade (s) avaliativa(s) no formato de questionário, que possui valor total de 100 pontos.
  • Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso.

Duração

90 dias.

Conteúdos

  • Unidade 1: Relacionamento Inter e Intrapessoal
  • Unidade 2: Inteligência Emocional
  • Unidade 3: Gestão De Conflitos
  • Unidade 4: Comunicação Não Violenta
  • Unidade 5: Liderança
  • Unidade 6: Motivação
  • Unidade 7: Ética no Trabalho

Organização do Trabalho

Resumo do curso

Descrição do curso

Estrutura e funções das organizações, com seus processos de planejamento administrativo e operacional. Ainda são abordados os tipos de empresas, os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade e a relação com a produtividade e a qualidade das organizações em conjunto com as competências gerenciais.

Carga-Horária

20h/a.

Idioma

Português.

Nível de dificuldade

Básico.

Público-alvo

Professores, servidores, estudantes do IFB e pessoas da comunidade em geral interessados no curso.

Requisitos técnicos

Necessário computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso

Ter concluído o Ensino Fundamental.

Metodologia

  • Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão disponíveis em forma de vídeos, materiais textuais e links para internet.
  • Há questionários avaliativos de correção automática.
  • Este curso não possui tutoria.

Processo de Avaliação

  • A avaliação da aprendizagem é constituída de quatro atividade (s) avaliativa(s) no formato de questionário, que possui valor total de 100 pontos.
  • Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso.

Duração

90 dias.

Conteúdos

  • Unidade 1: As Organizações
  • Unidade 2: Funções Organizacionais
  • Unidade 3: Tipos de Classificação de Empresas
  • Unidade 4: Eficiência, Eficácia e Efetividade
  • Unidade 5: Organograma e Fluxograma
  • Unidade 6: Competências Gerais
  • Unidade 7: A Tomada de Decisões

Rotinas Administrativas

Resumo do curso

Descrição do curso

Organização e administração, com suas finalidades, funções e conceitos fundamentais. Ferramentas gerenciais e tipos de empresas, destacando a importância das documentações de empregados, de clientes e de fornecedores, bem como o controle e emissão de documentos, de estoque e administração de pessoal.

Carga-Horária

30h/a.

Idioma

Português.

Nível de dificuldade

Básico.

Público-alvo

Professores, servidores, estudantes do IFB e pessoas da comunidade em geral interessados no curso.

Requisitos técnicos

Necessário computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso

Ter concluído o Ensino Fundamental.

Metodologia

  • Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão disponíveis em forma de vídeos, materiais textuais e links para internet.
  • Há questionário (s) avaliativo (s) de correção automática.
  • Este curso não possui tutoria.

Processo de Avaliação

  • A avaliação da aprendizagem é constituída de atividade (s) avaliativa (s) no formato de questionário, que possui valor total de 100 pontos.
  • Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso.

Duração

90 dias.

Conteúdos

  • Unidade 1: Noções de organização e administração
  • Unidade 2: Ferramentas gerenciais e tipos de empresas
  • Unidade 3: Documentações de empregados, de clientes e de fornecedores
  • Unidade 4: Controle e entrega de documentos e materiais
  • Unidade 5: Noções de controle, rotinas e processos
  • Unidade 6: Cadastro de clientes e fornecedores
  • Unidade 7: Controle e entrega de documentos e materiais
  • Unidade 8: Notas Fiscais - emissão e controle
  • Unidade 9: Noções de controle de estoque
  • Unidade 10: Noções de rotinas e processos desenvolvidos nas atividades da Administração de pessoa

Relacionamento Interpessoal e Ética

Resumo do curso

Descrição do curso

Abordagens sobre relacionamentos intra e interpessoais, teorias, estratégias e aspectos éticos.

Carga-Horária

20h/a.

Idioma

Português.

Nível de dificuldade

Básico.

Público-alvo

Professores, servidores, estudantes do IFB e pessoas da comunidade em geral interessados no curso.

Requisitos técnicos

Necessário computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso

Ter concluído o Ensino Fundamental.

Metodologia

  • Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão disponíveis em forma de vídeos, materiais textuais e links para internet.
  • Há questionários avaliativos de correção automática.
  • Este curso não possui tutoria.

Processo de Avaliação

  • A avaliação da aprendizagem é constituída de quatro atividade (s) avaliativa(s) no formato de questionário, que possui valor total de 100 pontos.
  • Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso.

Duração

90 dias.

Conteúdos

  • Unidade 1: Relacionamento Inter e Intrapessoal
  • Unidade 2: Inteligência Emocional
  • Unidade 3: Gestão De Conflitos
  • Unidade 4: Comunicação Não Violenta
  • Unidade 5: Liderança
  • Unidade 6: Motivação
  • Unidade 7: Ética no Trabalho

Técnicas de Arquivo e Protocolo

Resumo do curso

Descrição do curso

A importância do arquivo e da Gestão documental nas organizações, baseado na Lei nº. 8.159/1991. Ainda são apresentados os métodos de arquivamento e as técnicas de conservação de documentos.

Carga-Horária

20h/a.

Idioma

Português.

Nível de dificuldade

Básico.

Público-alvo

Professores, servidores, estudantes do IFB e pessoas da comunidade em geral interessados no curso.

Requisitos técnicos

Necessário computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso

Ter concluído o Ensino Fundamental.

Metodologia

  • Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão disponíveis em forma de vídeos, materiais textuais e links para internet.
  • Há questionários avaliativos de correção automática.
  • Este curso não possui tutoria.

Processo de Avaliação

  • A avaliação da aprendizagem é constituída de quatro atividade (s) avaliativa(s) no formato de questionário, que possui valor total de 100 pontos.
  • Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso.

Duração

90 dias.

Conteúdos

  • Unidade 1 - O que é arquivologia
  • Unidade 2 - Gestão documental
  • Unidade 3 - Ciclo vital de documentos
  • Unidade 4 - Princípios arquivísticos
  • Unidade 5 - Métodos de arquivamento
  • Unidade 6 - Conservação de documentos

Fundamentos para Modelagem e Impressão 3D

Descrição do curso

O curso tem como objetivo fornecer o conhecimento necessário para que o estudante compreenda os princípios básicos da modelagem e impressão 3D.


Carga-Horária

20h/a.

Idioma

Português.

Nível de dificuldade

Básico.

Público-alvo

Professores, servidores, estudantes do IFB e pessoas da comunidade em geral interessados no curso.

Requisitos técnicos

Necessário computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso

Ter concluído o Ensino Fundamental e preferencialmente estar cursando ou já ter cursado Licenciatura em qualquer área.

Metodologia

  • Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão disponíveis em forma de vídeos, materiais textuais e links para internet.

  • Há questionários avaliativos de correção automática.

  • Este curso não possui tutoria.

Processo de Avaliação

  • A avaliação da aprendizagem é constituída de atividades avaliativas no formato de questionário.

  • Um questionário é apresentado ao final de cada unidade, que juntos totalizam 100 pontos..

  • Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso.

Duração

90 dias. 

Conteúdos

  • Educação Inclusiva e Desenho Universal para a Aprendizagem

  • Princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem

  • Acessibilização e planejamento

  • Aprendizes avançados e possibilidades práticas

  • Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Tecnologia Assistiva



Introdução a Algoritmos e Lógica de Programação

Descrição do curso

Compreender, de modo introdutório, a teoria e a prática da lógica de programação 

Carga-Horária

30h/a.

Idioma

Português.

Nível de dificuldade

Básico.

Público-alvo

Professores, servidores, estudantes do IFB e pessoas da comunidade em geral interessados no curso.

Requisitos técnicos

Necessário computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso

Ter concluído o Ensino Fundamental e preferencialmente estar cursando ou já ter cursado Licenciatura em qualquer área.

Metodologia

  • Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão disponíveis em forma de vídeos, materiais textuais e links para internet.

  • Há questionários avaliativos de correção automática.

  • Este curso não possui tutoria.

Processo de Avaliação

  • A avaliação da aprendizagem é constituída de atividades avaliativas no formato de questionário.

  • Um questionário é apresentado ao final de cada unidade, que juntos totalizam 100 pontos.

  • Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso.

Duração

90 dias

Conteúdos

  • Introdução à Programação

  • Introdução ao Portugol Studio (instalação e configuração do ambiente)

  • Portugol: comandos 

  • Variáveis e Constantes 

  • Estruturas sequenciais (entrada, processamento e saída de dados)

  • Estruturas de decisão

  • Estruturas de repetição

  • Vetores, Matrizes e Estruturas

  • Modularização (funções e procedimentos)


Uso Básico de Celular (smartphone) para Idosos

Descrição do curso

Este curso tem como propósito promover a inclusão digital e socialização das pessoas idosas por meio da tecnologia mobile, apresentando os conceitos computacionais, e capacitando as pessoas idosas no uso eficiente e seguro de celulares (Smartphones), explorando funcionalidades básicas, instalar e desinstalar aplicativos, utilização dos programas nativos no smartphone, acesso ao ambiente virtual de aprendizagem; Internet, e-mail, Uso de Rede social (Instagram e WhatsApp), importância da Internet no dia a dia, e segurança na Internet.


Carga-Horária

27h/a.

Idioma

Português.

Nível de dificuldade

Básico.

Público-alvo

O público-alvo do projeto são pessoas idosas (ou seja, pessoas com idade de 60 anos ou mais).

Requisitos técnicos

Necessário possuir dispositivo móvel (smartphone, tablet, dentre outros), com acesso à Internet. Recomenda-se que o participante tenha se possível computador pessoal ou notebook, para suporte às atividades (assistir vídeos, ler arquivos de texto, dentre outros).

Pré-requisitos para o curso

- Ter no mínimo o 4º ano do ensino fundamental;

- Ter habilidades básicas de utilização de dispositivos eletrônicos, como ligar e desligar um celular, usar uma tela sensível ao toque;

- Ter interesse em aprender sobre o uso básico de celulares e estar motivado para participar do curso;

- Dispor de tempo para dedicar às atividades do curso e acompanhar o conteúdo de forma autônoma;

- Ser capaz de seguir instruções e realizar tarefas propostas no ambiente virtual de aprendizagem;

- Possuir um endereço de e-mail válido para realizar o cadastro e acessar os recursos do curso;

- Ser autônomo e responsável por seu próprio aprendizado.

 Metodologia

  • Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão disponíveis em forma de vídeos, materiais textuais e links para internet;

  • As estratégias didático-pedagógicas, terão uma abordagem centrada no aluno de forma a valorizar a autonomia e o protagonismo do estudante idoso;

  • Materiais e recursos utilizados levam em consideração as necessidades e características específicas do público idoso de forma a garantir a acessibilidade e a compreensão do conteúdo;

  • Este curso não possui tutoria por se tratar de um curso MOOC (autoinstrucional).

Processo de Avaliação

  • A Avaliação da aprendizagem é constituída de atividades avaliativas de correção automática por meio de jogos lúdicos (caça-palavras, jogo da memória, palavras-cruzadas, dentre outros);

  • Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso. 

Duração

90 dias.

Conteúdos

 Módulo I - Conceitos Básicos Computacionais, uso e segurança na Internet

  • Conceitos básicos de informática e tecnologia, e sua relevância na sociedade atual;

  • Internet e suas aplicações;

  • Navegação na internet, uso de motores de busca;

  • Noções básicas de segurança online, proteção de informações pessoais, identificação de golpes e fraudes.

Módulo II - Celulares e aplicativos

  • Utilização dos programas nativos no smartphone e configurações básicas;

  • Acessar loja de aplicativo - Instalar e desinstalar aplicativos;

  • Correio eletrônico (Conceitos e aplicações);

  • Correio Eletrônico no Celular (Gmail): Envio e recebimento de e-mail.

Módulo III - Redes sociais - Whatsapp e Instagram

  • WhatsApp (Visão Geral, pesquisar, enviar mensagem de texto, enviar emoji, anexar arquivo, enviar foto, mensagem de voz, mudar foto do perfil, adicionar status, ajustar o tamanho da fonte,  trocar papel de parede, criar grupo), privacidade (verificação em duas etapas, impedir última visualização, desativar confirmação de leitura, bloquear usuários) e  whatsapp web;

  • Instagram (Visão Geral, funcionalidades, principais recursos, instalação do instagram, estrutura básica, timeline), Recursos (feed, como publicar, como postar foto ou vídeo, enviar direct, fazer live, biografia, salvar post, compartilhar posts, seguir pessoas, quem me segue, marcar alguém, como bloquear alguém, usar o history e como excluir definitivamente o seu instagram).






Criação e Desenvolvimento de Personagem

Resumo do curso

Descrição do curso

Criação e desenvolvimento de personagens para jogos digitais.

Carga-Horária

40h/a.

Idioma

Português.

Nível de dificuldade

Básico.

Público-alvo

Professores, servidores, estudantes do IFB e pessoas da comunidade em geral interessados no curso.

Requisitos técnicos

Necessário computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso

Ter concluído o Ensino Fundamental.

Metodologia

  • Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão disponíveis em forma de vídeos, materiais textuais e links para internet.
  • Há questionários avaliativos de correção automática.
  • Este curso não possui tutoria.

Processo de Avaliação

  • A avaliação da aprendizagem é constituída de quatro atividades avaliativas no formato de questionário.
  • Um questionário é apresentado ao final de cada unidade, que juntos totalizam 100 pontos..
  • Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso.

Duração

90 dias.

Conteúdos

  • Planejando personagens
  • Construção de personagens
  • Desenvolvimento visual dos personagens
  • Características do personagem

Interação Humano-Computador

Resumo do curso

Descrição do curso

Compreensão dos conceitos e técnicas para a construção de interfaces de sistemas computacionais adequadas ao ser humano, segundo os critérios de ergonomia e usabilidade em ambientes heterogêneos.p>

Carga-Horária

40h/a.

Idioma

Português.

Nível de dificuldade

Básico.

Público-alvo

Professores, servidores, estudantes do IFB e pessoas da comunidade em geral interessados no curso.

Requisitos técnicos

Necessário computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso

Ter concluído o Ensino Fundamental.

Metodologia

  • Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão disponíveis em forma de vídeos, materiais textuais e links para internet.
  • Há questionários avaliativos de correção automática.
  • Este curso não possui tutoria.

Processo de Avaliação

  • A avaliação da aprendizagem é constituída de quatro atividades avaliativas no formato de questionário.
  • Um questionário é apresentado ao final de cada unidade, que juntos totalizam 100 pontos..
  • Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso.

Duração

90 dias.

Conteúdos

  • Introdução ao tema IHC
  • Ergonomia e Usabilidade
  • Técnica de Avaliação de Usabilidade
  • Agentes de Interface

Audiovisual no Brasil

Resumo do curso

Descrição do curso

Identificar a qualidade e a diversidade da produção audiovisual no Brasil.

Carga-Horária

40h/a.

Idioma

Português.

Nível de dificuldade

Básico.

Público-alvo

Professores, servidores, estudantes do IFB e pessoas da comunidade em geral interessados no curso.

Requisitos técnicos

Necessário computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso

Ter concluído o Ensino Fundamental.

Metodologia

  • Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão disponíveis em forma de vídeos, materiais textuais e links para internet.
  • Há questionários avaliativos de correção automática.
  • Este curso não possui tutoria.

Processo de Avaliação

  • A avaliação da aprendizagem é constituída de quatro atividades avaliativas no formato de questionário.
  • Um questionário é apresentado ao final de cada unidade, que juntos totalizam 100 pontos..
  • Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso.

Duração

90 dias.

Conteúdos

  • As primeiras décadas do cinema no Brasil
  • As tentativas de industrialização do cinema brasileiro
  • O cinema brasileiro moderno, as novas tentativas de industrialização e a massificação da televisão
  • Novas mídias, novos formatos, novas estéticas: o audiovisual brasileiro na contemporaneidade

Fundamentos do Áudio

Resumo do curso

Descrição do curso

Informações básicas de operação de áudio.

Carga-Horária

40h/a.

Idioma

Português.

Nível de dificuldade

Básico.

Público-alvo

Professores, servidores, estudantes do IFB e pessoas da comunidade em geral interessados no curso.

Requisitos técnicos

Necessário computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso

Ter concluído o Ensino Fundamental.

Metodologia

  • Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão disponíveis em forma de vídeos, materiais textuais e links para internet.
  • Há questionários avaliativos de correção automática.
  • Este curso não possui tutoria.

Processo de Avaliação

  • A avaliação da aprendizagem é constituída de quatro atividades avaliativas no formato de questionário.
  • Um questionário é apresentado ao final de cada unidade, que juntos totalizam 100 pontos..
  • Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso.

Duração

90 dias.

Conteúdos

  • História do cinema mudo
  • A atuação do sonoro
  • O som, os elementos e os equipamentos sonoros
  • Possibilidades sonoras

História do Cinema Mundial

Resumo do curso

Descrição do curso

Compreensão das principais fases históricas do cinema mundial, com foco nas escolas estilísticas/movimentos estéticos mais importantes do cinema.

Carga-Horária

40h/a.

Idioma

Português.

Nível de dificuldade

Básico.

Público-alvo

Professores, servidores, estudantes do IFB e pessoas da comunidade em geral interessados no curso.

Requisitos técnicos

Necessário computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso

Ter concluído o Ensino Fundamental.

Metodologia

  • Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão disponíveis em forma de vídeos, materiais textuais e links para internet.
  • Há questionários avaliativos de correção automática.
  • Este curso não possui tutoria.

Processo de Avaliação

  • A avaliação da aprendizagem é constituída de quatro atividades avaliativas no formato de questionário.
  • Um questionário é apresentado ao final de cada unidade, que juntos totalizam 100 pontos..
  • Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso.

Duração

90 dias.

Conteúdos

  • O que é o cinema? Do cinematógrafo ao cinema sonoro (1895-1929)
  • Hollywood e o cinema clássico (1929 - 1968)
  • O cinema moderno (1941 – 1968)
  • Os cinemas contemporâneos e o audiovisual (1968 – atualidade)

Produção, Legislação e Ética no Audiovisual

Resumo do curso

Descrição do curso

Compreensão das dinâmicas entre produção, legislação e ética no audiovisual.

Carga-Horária

40h/a.

Idioma

Português.

Nível de dificuldade

Básico.

Público-alvo

Professores, servidores, estudantes do IFB e pessoas da comunidade em geral interessados no curso.

Requisitos técnicos

Necessário computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso

Ter concluído o Ensino Fundamental.

Metodologia

  • Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão disponíveis em forma de vídeos, materiais textuais e links para internet.
  • Há questionários avaliativos de correção automática.
  • Este curso não possui tutoria.

Processo de Avaliação

  • A avaliação da aprendizagem é constituída de quatro atividades avaliativas no formato de questionário.
  • Um questionário é apresentado ao final de cada unidade, que juntos totalizam 100 pontos.
  • Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso.

Duração

90 dias.

Conteúdos

  • Produção audiovisual: uma panorâmica
  • Produzindo conteúdos audiovisuais
  • Legislação audiovisuais
  • Ética no audiovisual e atuação profissional

Gastronomia - Técnicas e Operações

Resumo do curso

Descrição do curso

Compreensão dos conceitos da administração com incursões em Técnicas e Operações da Gastronomia, nos meios de hospedagem, para facilitar a gestão do empreendimento como um todo.

Carga-Horária

40h/a.

Idioma

Português.

Nível de dificuldade

Básico.

Público-alvo

Professores, servidores, estudantes do IFB e pessoas da comunidade em geral interessados no curso.

Requisitos técnicos

Necessário computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso

Ter concluído o Ensino Fundamental.

Metodologia

  • Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão disponíveis em forma de vídeos, materiais textuais e links para internet.
  • Há questionários avaliativos de correção automática.
  • Este curso não possui tutoria.

Processo de Avaliação

  • A avaliação da aprendizagem é constituída de quatro atividades avaliativas no formato de questionário.
  • Um questionário é apresentado ao final de cada unidade, que juntos totalizam 100 pontos.
  • Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso.

Duração

90 dias.

Conteúdos

  • O que é gastronomia?
  • O setor de alimentos e bebidas: estruturas e operações
  • Equipamentos, materiais, instalações e recursos tecnológicos
  • Operacionalização dos serviços de gastronomia

Projeto e Práticas de Hospedagem

Resumo do curso

Descrição do curso

Compreensão da gestão nos meios de hospedagem, conhecendo a gestão de projetos, eventos e alimentos e bebidas em hotelaria.

Carga-Horária

40h/a.

Idioma

Português.

Nível de dificuldade

Básico.

Público-alvo

Professores, servidores, estudantes do IFB e pessoas da comunidade em geral interessados no curso.

Requisitos técnicos

Necessário computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso

Ter concluído o Ensino Fundamental.

Metodologia

  • Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão disponíveis em forma de vídeos, materiais textuais e links para internet.
  • Há questionários avaliativos de correção automática.
  • Este curso não possui tutoria.

Processo de Avaliação

  • A avaliação da aprendizagem é constituída de quatro atividades avaliativas no formato de questionário.
  • Um questionário é apresentado ao final de cada unidade, que juntos totalizam 100 pontos..
  • Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso.

Duração

90 dias contados da data de inscrição no curso.

Conteúdos

  • Gestão nos meios de hospedagem
  • Alimentos e bebidas na hotelaria
  • Eventos na hotelaria
  • Gestão de projetos em hotelaria

Ferramentas de Gestão aplicadas à segurança do trabalho

RESUMO DO CURSO


Descrição do curso

O curso trata das principais ferramentas de gestão aplicadas à área de Segurança do Trabalho. Ao longo das unidades propostas, você poderá explorar as ferramentas: Fluxograma, Diagrama de Ishikawa, Folha de Verificação, Histograma, Diagrama de Pareto, Metodología 5S, Matriz SWOT,Ciclo PDCA e 5W2H. Desta forma, por meio de exemplos práticos e situações problema, você entenderá como essas ferramentas podem ajudá-la(o) nas suas atividades diárias, seja como profissional da área de segurança ou em outras áreas de atuação. 


Carga-Horária

30h/a.


Idioma

Português.


Nível de dificuldade

Básico.


Público-alvo

Profissionais da área que desejam aperfeiçoar os conhecimentos e demais interessados.


Requisitos técnicos

Necessário computador ou smartphone com acesso à internet.


Pré-requisitos para o curso

É desejável ter concluído o Ensino Médio.

Regras gerais do curso


Os módulos são sequenciais. A nota deverá ser mostrada ao estudante após a conclusão de cada tentativa. Permitir até 2(duas) tentativas para cada instrumento de avaliação. Banco de questões único: 10 questões para a avaliação final.  

Metodologia

  • Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão disponíveis em forma de vídeos, materiais textuais e links para internet.

  • Há questionários avaliativos de correção automática.

  • Este curso não possui tutoria.

Processo de Avaliação

  • A avaliação da aprendizagem é constituída de atividades avaliativas no formato de questionário.

  • Um questionário é apresentado ao final de cada unidade, que juntos totalizam 100 pontos.

  • Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso.


Duração

90 dias.


Conteúdos

  • Conceitos: administração, gestão, qualidade, eficiência e eficácia.

  • Fluxograma, Diagrama de Ishikawa e Folha de Verificação.

  • Histograma, Diagrama de Pareto e Metodologia 5S.

  • Matriz SWOT.

  • Ciclo PDCA e 5W2H


Gestão Ambiental na Indústria

RESUMO DO CURSO

Descrição do curso

O curso de Gestão ambiental na indústria tem como objetivo capacitar os participantes a implementarem práticas de gestão ambiental, abordando desde a utilização eficiente de recursos naturais, como energia e água, até a conformidade com normas ISO relevantes para as organizações. Ao longo do treinamento, será explorada a gestão de resíduos sólidos e reciclagem, contemplando diversas categorias, como resíduos hospitalares, da construção civil e domésticos, além de abordar a NR 25, que trata dos resíduos industriais. Outros aspectos importantes incluem o controle de emissões e poluentes atmosféricos, visando à prevenção e combate à poluição ambiental. O curso também se dedica à compreensão da Avaliação de Impacto Ambiental e às práticas necessárias para a obtenção de licenças ambientais. Por fim, os participantes estarão preparados para realizar um gerenciamento eficaz de resíduos e adotar tecnologias sustentáveis, contribuindo para a preservação ambiental e a promoção do desenvolvimento sustentável nas organizações industriais.
Ao longo do curso exploraremos os fundamentos da sustentabilidade ambiental e a importância da responsabilidade social na indústria. Com isso, proporcionarmos uma experiência de aprendizagem flexível e acessível, permitindo que os participantes alcancem uma compreensão abrangente da gestão ambiental na indústria. Por meio de objetivos claros, o curso visa capacitar os cursistas a aplicarem práticas sustentáveis, atendendo aos desafios ambientais e regulamentações específicas do setor industrial.

Carga-Horária

30h/a.

Idioma

Português.

Nível de dificuldade

Básico.

Público-alvo

Profissionais da área que desejam aperfeiçoar os conhecimentos e demais interessados.

Requisitos técnicos

Necessário computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso

É desejável ter concluído o Ensino Médio.

Regras gerais do curso

Os módulos são sequenciais. A nota deverá ser mostrada ao estudante após a conclusão de cada tentativa. Permitir até 2(duas) tentativas para cada instrumento de avaliação. Banco de questões único. 10 questões para a avaliação final.  

Metodologia

  • Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão disponíveis em forma de vídeos, materiais textuais e links para internet.

  • Há questionários avaliativos de correção automática.

  • Este curso não possui tutoria.

Processo de Avaliação

  • A avaliação da aprendizagem é constituída de atividades avaliativas no formato de questionário.

  • Um questionário é apresentado ao final de cada unidade, que juntos totalizam 100 pontos.

  • Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso.

Duração

90 dias.

Conteúdos

  • Uso eficiente de recursos naturais (energia, água) e normas ISO pertinentes às organizações.

  • Gestão de resíduos sólidos e reciclagem (resíduos hospitalares, construção civil, domésticos), NR 25 - resíduos industriais.

  • Controle de emissões e poluentes atmosféricos.

  • Gerenciamento de resíduos  e tecnologias sustentáveis.


ESG na indústria


RESUMO DO CURSO


Descrição do curso

O curso de ESG na Indústria busca capacitar os participantes a implementar práticas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) em ambientes industriais, promovendo a conscientização sobre a importância da sustentabilidade, o manejo adequado de recursos naturais, a gestão responsável de resíduos e a adoção de tecnologias sustentáveis. Ao final, os participantes estarão aptos a contribuir para o desenvolvimento de organizações mais responsáveis e alinhadas aos princípios ESG.


Ao longo do curso, exploraremos conceitos fundamentais e práticas essenciais que moldam a sustentabilidade e a responsabilidade empresarial na indústria e organizações modernas. Durante o curso, abordaremos a integração do ESG (Environmental, Social e Governance, em português, meio ambiente, social e governança corporativa) nas operações industriais. Esse enfoque não apenas fomenta a responsabilidade social e ambiental, mas também proporciona vantagens tangíveis, fortalecendo, assim, a reputação das empresas. 


Carga-Horária

30h/a.


Idioma

Português.


Nível de dificuldade

Básico.


Público-alvo

Profissionais da área que desejam aperfeiçoar os conhecimentos e demais interessados.


Requisitos técnicos

Necessário computador ou smartphone com acesso à internet.


Pré-requisitos para o curso

É desejável ter concluído o Ensino Médio.


Regras Gerais do Curso

Os módulos são sequenciais. A nota deverá ser mostrada ao estudante após a conclusão de cada tentativa. Permitir até 2(duas) tentativas para cada instrumento de avaliação. Banco de questões único. 10 questões para a avaliação final. 


Metodologia

  • Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão disponíveis em forma de vídeos, materiais textuais e links para internet.

  • Há questionários avaliativos de correção automática.

  • Este curso não possui tutoria.



Processo de Avaliação

  • A avaliação da aprendizagem é constituída de atividades avaliativas no formato de questionário.

  • Um questionário é apresentado ao final de cada unidade, que juntos totalizam 100 pontos.

  • Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso.


Duração

90 dias.


Conteúdos