Avaliação para as aprendizagens nos espaços formais de ensino
30h
Eixo: Desenvolvimento Educacional e Social
RESUMO DO CURSO
Descrição do Curso
Compreender a finalidade da avaliação nos espaços formais de ensino e analisar os pressupostos epistemológicos da avaliação para as aprendizagens e o seu uso no que se refere ao acompanhamento contínuo das aprendizagens dos estudantes.
Carga-Horária
30h/a.
Idioma
Português.
Nível de dificuldade
Básico.
Público-alvo
Professores da Educação Básica e da Educação Superior e demais profissionais da educação escolar, estudantes de cursos de licenciatura, comunidade em geral interessados no curso.
Requisitos técnicos
Necessário computador ou smartphone com acesso à internet.
Pré-requisitos para o curso
Ter concluído o Ensino Fundamental e preferencialmente estar cursando ou já ter cursado Licenciatura em qualquer área.
Metodologia
Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão disponíveis em forma de podcast, materiais textuais e links para internet.
Há questionários avaliativos de correção automática.
Este curso não possui tutoria.
Processo de Avaliação
A avaliação da aprendizagem é constituída de atividades avaliativas no formato de questionário.
Um questionário é apresentado ao final de cada unidade, que juntos totalizam 100 pontos.
Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso.
Duração
90 dias.
Conteúdos
Histórico em torno do ato de avaliar.
Avaliação, o que é?
Níveis e abrangência da avaliação.
Avaliação somativa.
Avaliação diagnóstica.
Avaliação formativa.
Feedback e avaliação.
Instrumentos e critérios avaliativos.
Estratégias de avaliação da aprendizagem.
Avaliação e trabalho pedagógico.
Avaliação e Projeto Político Pedagógico.
Avaliação e Conselho de Classe na Escola.
Avaliação e Coordenação pedagógica.