Avaliação para as aprendizagens nos espaços formais de ensino

30h

Eixo: Desenvolvimento Educacional e Social




RESUMO DO CURSO


Descrição do Curso

Compreender a finalidade da avaliação nos espaços formais de ensino e analisar os pressupostos epistemológicos da avaliação para as aprendizagens e o seu uso no que se refere ao acompanhamento contínuo das aprendizagens dos estudantes.

Carga-Horária

30h/a.

Idioma

Português.

Nível de dificuldade

Básico.

Público-alvo

Professores da Educação Básica e da Educação Superior e demais profissionais da educação escolar, estudantes de cursos de licenciatura, comunidade em geral interessados no curso.

Requisitos técnicos

Necessário computador ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso

Ter concluído o Ensino Fundamental e preferencialmente estar cursando ou já ter cursado Licenciatura em qualquer área.

Metodologia

  • Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão disponíveis em forma de podcast, materiais textuais e links para internet.

  • Há questionários avaliativos de correção automática.

  • Este curso não possui tutoria.

Processo de Avaliação

  • A avaliação da aprendizagem é constituída de atividades avaliativas no formato de questionário.

  • Um questionário é apresentado ao final de cada unidade, que juntos totalizam 100 pontos.

  • Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso.

Duração

90 dias.

Conteúdos

  • Histórico em torno do ato de avaliar.

  • Avaliação, o que é?

  • Níveis e abrangência da avaliação.

  • Avaliação somativa.

  • Avaliação diagnóstica.

  • Avaliação formativa.

  • Feedback e avaliação.

  • Instrumentos e critérios avaliativos.

  • Estratégias de avaliação da aprendizagem.

  • Avaliação e trabalho pedagógico.

  • Avaliação e Projeto Político Pedagógico.

  • Avaliação e Conselho de Classe na Escola.

  • Avaliação e Coordenação pedagógica.


Conteúdo